Medir o desempenho organizacional numa perspectiva estratégica – um sistema de incentivos baseado no Balanced Scorecard
/ quarta-feira, 6 de outubro de 2010 / Comments: (0) / Marcadores: Banlance Score Card
Avaliar o desempenho dos gestores de uma forma adequada e motivadora influenciando o seu comportamento nas organizações é um fator primordial de um Sistema de Controle de Gestão – SCG. Um bom SCG influencia esse comportamento com vista à congruência entre objetivos, ou seja, assegura que as medidas levadas a cabo para a concretização de objetivos locais ajudem igualmente a organização a atingir os seus objetivos globais.
Por outro lado, a implementação de um sistema de incentivos associado à avaliação deste mecanismo que encoraja e motiva os gestores a atingir os objetivos organizacionais. Tradicionalmente os gestores esforçam-se mais na concretização das atividades que serão compensadas.
O Balanced Scorecard, como sistema de medida de desempenho estratégico, tem como principal objectivo conseguir relacionar diferentes indicadores estratégicos – financeiros e não financeiros – no sentido de conseguir a tal congruência de objetivos. No fundo é uma ferramenta que ajuda a organização a focalizar-se na sua missão e objetivos, implementando a comunicação e promovendo a existência de um feedback sobre a sua estratégia.
No entanto, para que o Balanced Scorecard se torne num processo eficaz de gestão estratégica e gere mudança cultural, a remuneração dos trabalhadores deve estar ligada à realização dos objetivos incluídos no Balanced Scorecard. A questão não é se, mas quando e como essa vinculação deve ser feita.
Salienta-se a importância de uma avaliação organizacional centrada nos vetores de desempenho a longo prazo, tentando-se, na última parte, apresentar uma metodologia que permita relacionar os sistemas de incentivo aos indicadores do Balanced Scorecard.
Fonte
COIMBRA, Cláudia Maria Pires de Carvalho. Medir o desempenho organizacional numa perspectiva estratégica: um sistema de incentivos baseado no Balanced Scorecard. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2004.
Alguns Termos Corporativos
/ quinta-feira, 30 de setembro de 2010 / Comments: (0) / Marcadores: Administração
Avaliação 180 graus: É um modelo intermediário ao 360 graus. Com ele, não há avaliação dos subordinados, mas apenas dos pares, clientes e chefe
Avaliação 360 graus: sistema usado para medir o desempenho, em que o funcionário não é submetido somente à avaliação do chefe imediato, mas à dos colegas de trabalho, subordinados e até de clientes da empresa
B2B: sigla fonética de "business to business". É o comércio eletrônico entre empresas. Trata-se de um mercado sem a participação do consumidor.
B2C: business to customer, a empresa que vende diretamente para o consumidor final,
Benchmark: tecninca estrategica que visa copiar os parâmetros de excelência e qualidade , exemplos de coisas boas,
Board: conselho diretor
Bônus: premiação concedida aos funcionários .Algo mais que o salario
Brainstorm: literalmente, significa "tempestade cerebral". É uma reunião para se fazer exatamente isso: trocar idéias ,
Branding: É a construção da marca de uma empresa, produto ou pessoa
Break even point: o momento a partir do qual custos e receitas de um negócio se equilibram
Breakthrough: trata-se de um avanço em determinada área
Broad band: banda larga
Budget: orçamento
Buying in: compra (de uma empresa, por exemplo)
Cash: dinheiro vivo.
CEO - chief executive officer: É o cargo mais alto da empresa. É chamado também de presidente, principal executivo, diretor geral, entre outros. Quando existe um presidente e um CEO, o primeiro é mais forte.
CFO - chief financial officer: Um nome mais sofisticado para diretor de finanças.
Chairman: presidente do conselho que dirige a empresa.
CHRO - chief human resources officer: É o cargo de diretor de recursos humanos.
CIO - chief information officer: Responsável pelo planejamento e estratégia por trás da tecnologia. Pode ser também chief imagination officer, termo criado pela fabricante americana de computadores Gateway. É responsável por promover a criatividade entre o pessoal
CKO - chief knowledge officer: É o gestor do capital intelectual da companhia. As atribuições vão desde a definição da arquitetura das informações e de seu fluxo até onde arquivá-las e como recuperá-las
Clima organizacional: é o ambiente interno de uma empresa.Para avaliá-lo são considerados, entre vários itens, a liderança na companhia, a motivação para o trabalho, as possibilidades de crescimento profissional, enfim, as satisfações e insatisfações dos funcionários
CLO - chief learning officer: Responsável por administrar o capital intelectual. Ele precisa reunir e gerenciar todo o conhecimento da organização
CMM: capacity maturity model, recurso para desenvolvimento de software
CMO - chief marketing officer: A função é um pouco mais complexa que a diretoria de marketing. Em algumas empresas, o CMO acumula ainda a diretoria comercial e, em outras, a área de novos negócios
Coaching: sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve no desenvolvimento contínuo do profissional. Serve para promover mudanças de comportamento no funcionário, para que ele atinja novos objetivos
Commodity: produto primário, geralmente com grande participação no comércio internacional
Consumer relationship Management: gerenciamento das relações com o cliente
Consumer understanding: conhecimento profundo a respeito dos clientes
COO - chief operating officer: executivo chefe de operações. Geralmente o braço direito dos CEOs
Core business: negócio principal da empresa
Corporate purpose: objetivo da empresa
Counseling: Aconselhamento de carreira. É uma espécie de terapia profissional, que discute, entre outras coisas, os objetivos pessoais e futuros, estilo gerencial do executivo, nível cultural, valores e conhecimento do mercado. O objetivo é avaliar tudo isso para ajudar o profissional a tomar as melhores decisões para sua carreira
Country-manager: diretor-geral para o país
CRO - chief risk officer: Além de gerenciar o risco nas operações financeiras, o CRO também é responsável por analisar as estratégias do negócio, a concorrência e a legislação
CSO - chief security officer: Profissional que tem a missão de identificar fontes internas e externas de recursos para desenvolver projetos de tecnologia
CTO - chief technology officer: Existe uma confusão muito grande. Geralmente o CTO comanda a infra-estrutura da área de tecnologia. Enquanto o CIO o seu uso estratégico
Data-base marketing: marketing baseado em banco de dados de nomes e pessoas, para quem você dirige mensagens de interesse de sua empresa
Downsizing: redução no número de funcionários da empresa
Educação continuada: cursos de aperfeiçoamento referentes à atividade do funcionário. Pode incluir a pós-graduação
Empowerment: Este termo surgiu nos anos 80 e se refere às situações em que os chefes devem decidir um pouco menos e os subordinados um pouco mais
Endomarketing: é uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos
ERPs: sistemas de gestão empresariais
Factoring: prática de algumas empresas que consiste em comprar cheques pré-datados de lojistas cobrando comissão
Feedback: É uma conversa particular entre o líder e o liderado, com caráter de avaliação, sobre os acertos e erros do liderado. O tema do bate-papo é o comportamento do subordinado.
Fine tuning: sintonia fina, calibragem
Follow-up: dar prosseguimento a uma discussão ou debate, retomando temas para atingir soluções. Também pode significar revisão das tarefas que foram geradas após uma reunião ou auditoria, quando os prazos para realização se esgotaram
Forecast: previsão
Headcount: número de pessoas que trabalham em determinada equipe ou empresa
Headhunter: caça-talentos do mundo corporativo
Inclusão digital: é dar condições para que um número cada vez maior de pessoas possa ter acesso a novas tecnologias, entre elas a internet
Inclusão social: é a forma de trazer para a sociedade pessoas que foram excluídas dela e estavam privadas de seus direitos, como os portadores de deficiências físicas
Income: renda
Intranet: rede de comunicação interna e exclusiva das empresas
Intrapreneur (não confundir com entrepreneur): empreendedor interno, pessoa que dirige uma unidade do negócio como se ela fosse uma empresa independente
Job rotation: rodízio de funções promovido pela empresa, para que o funcionário possa adquirir novos conhecimentos em setores diferentes e acumular experiências, sem sair da companhia em que trabalha
L.L.M: Master of Laws, mestrado em direito
Market share: fatia de mercado
Markup: é um sobre-preço que se acrescentado ao preço final do produto (digamos, após custo de produção, distribuição e margem de lucro prevista)
MBA in company: MBA oferecido pela empresa dentro de seu próprio espaço físico
MBA: sigla em inglês para Master in Business Administration. É um curso que equivale à pós-graduação em administração de empresas
Mentoring: profissional mais velho, com experiência e habilidade de relacionamento, que acompanha e passa para o mais novo suas idéias sobre o trabalho e a carreira
Nepotismo: favorecimento de parentes próximos feito por quem tem autoridade e poder
Networking: construir uma boa rede de relacionamentos, geralmente em sua área de atuação.
Outplacement: serviço oferecido e pago pela empresa, que consiste no aconselhamento, apoio, orientação e estímulo ao profissional demitido, preparando-o técnica e psicologicamente para se recolocar no mercado de trabalho, bem como para o planejamento de sua carreira.
Performance: palavra inglesa que significa atuação e desempenho
Player: empresa que está desempenhando algum papel em algum mercado ou negociação.
Presenteísmo: Diferente do absenteísmo, quem sofre deste mal não falta ao trabalho, mas ao final de todos os dias sofre com dores de cabeça, cansaço, dores nas costas, irritação, sinusite e alergias - com isso, a produtividade e a motivação é que deixam de aparecer
Reengenharia: Mudança nos processo internos de uma empresa
Responsabilidade social: atuação e consciência do papel das empresas como agentes sociais no desenvolvimento do ser humano e da comunidade à qual está inserido
RH: sigla de recursos humanos (departamento responsável pelas contratações, treinamentos, remuneração, encaminhamento de carreira e conflitos na empresa)
Sales manager: gerente de vendas
Spread: taxa de risco
Supply chain management: gerenciamento de cadeia de abastecimento
Target: alvo
TI: sigla de tecnologia da informação
Toró de palpites: tradução bem brasileira do termo inglês brainstorm, que significa uma reunião de pessoas que se juntam para encontrar soluções para problemas da empresa ou expor idéias criativas para novos projetos
Trend: tendência
Turnover: rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, medida pela média de pessoal que se mantém fixa na companhia
Workshop: treinamento em grupo de acordo com a técnica dominada pelo instrutor, que visa ao aprendizado de novas práticas para o trabalho
Continua...
Dicas para manter cliente
/ segunda-feira, 27 de setembro de 2010 / Comments: (0) / Marcadores: Gestão Empresarial
Lógico que não existe uma receita de bolo para fidelizar o cliente, mais algumas estratégias são básicas em para todas as organizações. Entretanto não basta simplesmente aplicar estas estratégias abaixo, é necessário conhecer seu produto, a capacidade de sua empresa agregar valor, e mais do que tudo conhecer o seu cliente, segue abaixo algumas dicas.
1. Gerenciar os contatos com os clientes para aumentar a eficácia e a eficiência.
2. Estruturar a organização para esta ser mais voltada para o cliente.
3. Gerenciar a força de trabalho para atender à demanda de modo confiável e eficaz.
4. Construir a competência de seu pessoal.
5. Gerenciar o desempenho para equilibrar custos, qualidade e atendimento.
6. Manter relacionamento com o cliente após a compra;
7. Acompanhar o desempenho do produto adquirido ou da prestação de serviço;
8. Entender o poder e as limitações do vários canais disponíveis para o Marketing;
9. Segmentar o mercado de acordo com as qualidades que são importantes para atuais e potenciais consumidores.
10. Comparar sua oferta e sua capacidade de serviços com as de seus concorrentes.
11. Entender o poder e as limitações dos vários canais disponíveis para o marketing.
12. Desenvolver um sistema de precificação de serviços que leve em conta tanto as estratégias baseadas em produtos como a economia do ciclo de vida.
Gestão empresarial
/ terça-feira, 7 de setembro de 2010 / Comments: (0) / Marcadores: Gestão Empresarial
http://www.youtube.com/watch?v=VsSMW_H-_40
Importância da logística na moderna economia
/ sábado, 21 de agosto de 2010 / Comments: (0) / Marcadores: Administração
Para a Marinha.a logística é a ciências de prever necessidades e prover soluções . Já CLM define logística processo de implementar e planejar controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos e serviços e informações associadas
Distribuição
Logística de saída ou outbond logist. È o que ocorre com produtos acabados deste que são armazenados até o momento em que são entregues ao cliente. Muitas vezes é a única avaliação de serviços percebidas pelo cliente da empresas distribuidora dos bens. A percepção dos valores pode ser maior ou menor de acordo com os canais de distribuição ou canais de marketing
Trade Marketing
O processo continuo de fragmentação das mídias somado a uma maior especialização dos canais de venda em um contexto onde consumidor esta cada vê mais difícil de ser conquistado.
O trade de Marketing investiga e discute o desenvolvimento das relações entre fabricantes e canais de vendas
Por que estudar a distribuição logística no trade de marketing ?
A distribuição e trade marketing se combina para dar suporte a venda, tendo como as principais funções a distribuição no ponto de venda e a distribuição para o ponto de venda.
Os profissionais de Marketing são confrontados diretamente com a necessidade de expandir o market Sare dos produtos ou serviços.
A logística tem caráter estratégico
Uma gestão logística eficiente pode auxiliar a empresa a diferenciar- se por meio da redução de custo operacionais ou de um serviço bem feito, superior ao da concorrência .
Os Cliente Devem estar no centro da estratégica logística
Todo o processo de logística e trade marketing tem o cliente como origem .Pois são eles que vão aprovar ou reprovar o produto ou serviço recebido.Por isto a logística e fundamental as empresas que pretende valorizar sua marca.